Imagem criada por IA

Dia do Professor: A Luz do Conhecimento e a Eternidade da Influência

Neste Dia do Professor, 15 de Outubro, data que remonta à Lei de 15 de Outubro de 1827, estabelecida por D. Pedro I para a criação do Ensino Elementar no Brasil, presto uma sincera homenagem a todos os mestres que cruzaram meu caminho escolar e acadêmico. Todos tiveram sua importância, mas em especial aqueles que, lá no início da jornada, iluminaram meu universo.

Foram esses educadores que, com paciência e dedicação, trouxeram a luz do conhecimento numa então escuridão de sentidos. Eles nos ensinaram a “ler o mundo” antes mesmo de “ler a palavra”, como dizia o inigualável educador Paulo Freire. Aqueles que, incansáveis, nos motivaram a nunca desistir e a seguir firmemente no caminho da leitura e do aprendizado contínuo.

A memória me remete ao professor do filme “Ao Mestre com Carinho”, vivido pelo ator britânico  Sidney Poitier, um exemplo de que a recompensa do educador muitas vezes reside no carinho e no afeto, e na certeza de que a persistência pode reverter trajetórias de desilusão. Pois, como também nos ensina Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Aos mestres, que exercem a nobre missão de “eternizar-se em cada ser que educam”, desejo que a vida lhes seja leve, próspera e profundamente recompensadora. Que a força transformadora do trabalho de vocês continue a guiar todos aqueles que, da escuridão intelectual, trilham corajosamente o caminho da luz e do saber. Com todo o meu carinho e profunda gratidão. “Ao mestre com carinho”!

[Por Fernando Machado]

Fernando Machado

Jornalista, Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00