imagem divulgação

Clássico do Red Hot Chili Peppers viraliza após 25 anos por “prever o futuro”

Quando Anthony Kiedis escreveu o clássico “Californication” em 1999, ele estava criticando a elite daquela época, desde os políticos até celebridades. Mal sabia ele que 25 anos depois muita coisa continuaria igual ao que foi descrito no hit do Red Hot Chili Peppers.

Um vídeo viralizou no TikTok esta semana ao destacar trechos da faixa-título de Californication que parecem “prever” alguns acontecimentos do mundo pós-pandêmico, de 2020 para cá.

Para o autor de um vídeo (Dom Lucre), por exemplo, o trecho “It’s the edge of the world and all of Western civilization” (“É o precipício do mundo e de toda a civilização ocidental”) se parece muito com as tensões geopolíticas de hoje, com guerras na Ucrânia e em Israel.

Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, já o verso “Psychic spies from China try to steal your mind’s elation” (“Espiões psíquicos da China tentam roubar a euforia da sua mente”) se relaciona com alegações recentes nos EUA, promovidas por Donald Trump, de que a China estaria roubando informações de cidadão norte-americanos.

O vídeo ainda cita Greta Thunberg, jovem ativista ambiental sueca, como a personagem do verso “Little girls from Sweden dream of silver-screen quotation” (“Garotinhas da Suécia sonham em serem mencionadas no cinema”).

O ator Zac Efron e sua harmonização facial também foram lembrados com a frase “Celebrity skin, is this your chin or is that war you’re waging?” (“Pele de celebridade, este é mesmo o seu queixo ou é a guerra que você está travando?”).

kiss

0:00
0:00
Sair da versão mobile