Centenário da Música Bertussi é homenageado em live

Homenagear o passado é uma forma de manter viva a história e a contribuição daqueles que já se foram. Com esse intuito a Live Juvelina vai relembrar o Centenário da Música Bertussi e como a família contribuiu para o cenário musical no Rio Grande do Sul e no Brasil. A transmissão, comandada por Gilney Bertussi, da terceira geração de músicos da família, ocorre neste sábado (23), às 20h30, no Facebook. O financiamento é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Família Bertussi

Na madrugada do dia 10 de novembro de 1920, o então maestro da Banda da Criúva, Fioravante Bertussi, chamou todos os integrantes da banda para fazer uma serenata à amada, Juvelina Siqueira. A música tocada ficou conhecida como Valsa Juvelina, e marcou o início de uma das principais famílias musicais do Rio Grande do Sul.

+ Christina Aguilera volta ao espanhol novo single; ouça

Dois anos mais tarde, Fioravante e Juvelina se casaram, e da união quatro filhos nasceram: Honeyde, Valmor, Wilson, Adelar. O primeiro e o último formariam, em 1949, a icônica dupla Irmãos Bertussi. Honeyde e Adelar trilharam uma carreira de sucesso não somente em terras gaúchas, mas em cenário nacional.

Foto: Luiz Chaves

Central de Conteúdo UCSfm