Brasil é o país que mais ouve música ‘ao vivo’ no mundo

Segundo dados do Spotify, analisados pela Folha de S.Paulo, o Brasil é o país que mais ouve música ao vivo. Ao todo, 51 países fazem parte da lista. Conforme o algoritmo da plataforma, quase 7% das músicas brasileiras no Top 200 são “ao vivo”. No segundo lugar está o México, com 1,5%, sendo que a média no resto do mundo é 0,5%. Se, em vez do algoritmo, for feita uma busca pelo termo “ao vivo” no Top 200 do Spotify, o número sobe para 30% das faixas no Brasil.

A versão ao vivo costuma transmitir a atmosfera do show. Durante anos, o Brasil foi um dos poucos e maiores mercados na venda de DVDs. O brasileiro, historicamente, aprecia levar o show para sua casa”, disse Renê Lavradas Júnior, diretor artístico da Sony.

+ Friends | Atores e criadores negociam gravação de encontro

Ao longo dos anos 2000, os DVDs foram parte importante do consumo de música. A mídia ficou tão consagrada que até hoje é comum chamar de DVD qualquer registro em vídeo de show –mesmo que ele nem seja lançado no formato. É no YouTube que os artistas divulgam os vídeos atualmente. Ainda segundo o levantamento, 24% das faixas sertanejas entre as mais tocadas do Spotify são ao vivo. O número cai para 2,5% em músicas de outros gêneros.

Fonte: Notícias ao Minuto | Foto: Divulgação