Beyoncé faz história e bate recorde no Grammy 2021

Beyoncé se tornou a mulher com mais Grammys da história neste domingo (14), em noite de vitórias femininas também nas quatro principais categorias do prêmio, com Taylor Swift, Billie Eilish, H.E.R. e Megan Thee Stallion. Beyoncé ganhou 4 prêmios (maior número da noite) e virou a mulher que mais levou Grammys na história: 28. Ela empatou com Quincy Jones e só perde para o maestro Georg Solti, que ganhou 31 vezes. Blue Ivy, filha dela, ainda faturou junto o prêmio de melhor clipe, aos 9 anos.

+

Nas 4 categorias mais prestigiadas do Grammy, Taylor Swift levou álbum do ano com “Folklore”, Billie Eilish teve a melhor gravação com “Everything I Wanted”, Megan Thee Stallion foi a artista revelação e H.E.R. levou música do ano com “I can’t breathe”. O título da canção de H.E.R. reproduz as últimas palavras de George Floyd, cuja morte provocou protestos contra o racismo nos EUA. Fiona Apple foi destaque no rock, com melhor performance (“Shameika”) e melhor álbum alternativo (“Fetch the bolt cutters”). Na eletrônica, Kaytranada ganhou os prêmios principais com “10%” (gravação) e “Bubba” (álbum). Os brasileiros Chico Pinheiro e Bebel Gilberto foram indicados, respectivamente na categoria de álbum de jazz latino e álbum de música global, mas não levaram.

+

A noite teve apresentação do comediante Trevor Noah e shows de artistas como Billie Eilish, Dua Lipa, BTS, Harry Styles, Bad Bunny, Anderson .Paak, Bruno Mars, Brittany Howard e Taylor Swift. Por causa da pandemia, cada 45 minutos de cerimônia teve um line-up de quatro atrações. Os palcos também foram remontados a cada 45 minutos.

Fonte: G1 | Foto: Kevin Winter