Aquafaba transcende álbum homônimo

A Aquafaba, banda baseada em Berlim (Alemanha), lançou o álbum autointitulado em versão digital, CD e LP, que já conta com três clipes lançados: Tesão, Coração de Leão e Burbujas, e estreia com o vídeo de Todas As Formas de Amor. A versão digital e as cópias no formato de CD contam com nove faixas, e uma delas não-inclusa na prensagem em vinil.

A sonoridade do projeto traduz a complexidade do encontro de dois universos unidos pelo mesmo continente: América do Sul. Cristóbal Rey é chileno e Danilo Timm é brasileiro e com robustas influências regionais, eles fundaram a banda que transita em uma vasta gama rítmica, entre elas a envolvente bossa nova, o contagiante baião, a vanguarda de Berlim, chegando até aos compassos não lineares do jazz. A diversidade cultural transpassa a sonoridade e também é revelada em suas letras escritas em português, inglês e espanhol. Quanto aos temas presentes no álbum estão a proteção ambiental, empoderamento e expansão de consciência.

O álbum foi co-produzido por Tomás Peralta – Blue Whale Records (Berlim), em parceria com Danilo e Cristóbal. Vale ressaltar que, além da dupla, a Aquafaba contou também com Tomás Peralta (Chile) no baixo, Yanina Lombardi (Argentina) na flauta, saxofone e backing vocals, Neus Kahlo (Espanha) no violino e backing vocals, Camila Berrio (Colômbia) na percussão e backing vocals e Pier Ciaccio (Itália) na bateria. Com apenas 8 canais, a gravação do disco foi feita toda de forma analógica.

Ouça o album no player:

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm