App usa a música para auxiliar no tratamento ao câncer

Médicos da Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo que usa a música para combater a névoa mental em pacientes com câncer. O app é chamado ARMcan e tem entre os principais profissionais envolvidos o neuro oncologista Soma Sengupta. A tecnologia permite que usuários coloquem as canções favoritas para tocar e criem as próprias músicas a partir delas. Dessa forma, é trabalhada a concentração e a habilidade cognitiva, já que é mais difícil para pacientes com câncer manterem as capacidades de executar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

+ Terno Rei lança música inédita; ouça Dias da Juventude

Eu queria um app que permitisse aos pacientes expressar suas habilidades musicais. Em outras palavras, usar seu gosto musical para sobrepor gêneros e criar suas próprias faixas musicais”, disse Sengupta.

Ainda segundo o médico, o aplicativo, que atualmente é testado em sobreviventes do câncer de mama, está “ajudando a reconectar e exercitar áreas do cérebro que normalmente não fariam isso”. Por enquanto, não existe tratamento médico para a névoa mental — representada pelo esquecimento, distração e outras deficiências causadas por sequelas no cérebro. Inclusive, ela acomete pacientes da Covid-19 também. Os testes do projeto incluem pacientes colocados em grupos que escutam música ou fazem música por 15 minutos a cada dia. Essas atividades devem ajudar a estimular partes do cérebro que normalmente não seriam exercitadas através de tratamentos tradicionais.

Fonte: TMDQA | Foto: Divulgação

0:00
0:00