Feira do Livro 2020 | Acadêmicas da UCS assinam identidade visual

A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Design Center – espaço de oferta de serviços à comunidade que conecta estudantes ao universo profissional – mais uma vez é parceira da Feira do Livro de Caxias do Sul. A identidade visual do evento deste ano, que ocorre entre 27 de novembro e 13 de dezembro, foi desenvolvida pelas acadêmicas do curso de Design Jéssica de Lima e Alana Gazola, sob orientação da professora Aline Fagundes. Resultado de um trabalho executado entre os meses de maio e julho, de forma on-line, o conceito remete às portas que os livros podem abrir, conectando-se ao tema da realização: Leitura, Prazer e Liberdade. Jéssica foi responsável pela pesquisa e direção de arte do projeto, enquanto Alana criou a ilustração principal. Ainda, a iniciativa teve o apoio dos alunos Henrique Zago, que fez a animação do cartaz, e de Leonardo Adami e Raquel Roza, no desenvolvimento dos materiais de apoio.

+ ‘Concerto Interior’ ocorre neste domingo (29), em Vila Oliva

A equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer auxiliou no referencial teórico e a pesquisa, temática e conceitual, envolveu o estudo sobre eventos literários nacionais e internacionais. Como inspiração, as alunas adotaram a revista norte-americana New Yorker, fundada em 1925, com capas icônicas criadas por artistas narrativos, cartunistas e autores de livros infantis de todo o mundo. Na proposta, as acadêmicas pensaram no livro como uma forma de escape da realidade de pandemia e de isolamento social. O conceito remete a um grande portal que sugere que o leitor está prestes a atravessar o livro, sendo transportado a outras realidades.

36ª Feira do Livro de Caxias do Sul

A 36ª edição da Feira ocorre com uma formatação inédita, em função da pandemia, com atividades presenciais e virtuais, atendendo às medidas sanitárias. São 17 dias de atrações culturais e artísticas, abertas à comunidade, e 28 bancas. Neste ano, participam das atividades 25 escritores nacionais, durante 28 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. A programação virtual tem transmissão pelo Facebook @FeiradoLivrodeCaxiasdoSul e pelo canal no YouTube Feira do Livro de Caxias do Sul. A parceria do curso com a Feira do Livro caxiense se iniciou em 2017 e, desde então, a identidade visual é anualmente desenvolvida pelos acadêmicos de Design da UCS.

Central de Conteúdo UCSfm