YouTube fecha acordo com gravadoras independentes

O YouTube acertou, nesta semana, um contrato com um grupo de gravadoras independentes para que se somem a um serviço de assinatura. Segundo o jornal Financial Times, a ideia é oferecer um produto que concorro com as plataformas Spotify e Rdio.

Intitulado YouTube Music Key, o serviço oferecerá acesso a mais de 30 milhões de músicas. Inicialmente, o Music Key será disponibilizado de graça para usuários que o Google enviar convites. Em seguida, o custo normal da assinatura passará para US$ 9,99 por mês.

O acordo foi alcançado com a agência Merlin depois de meses de negociações. Os selos fonográficos que representam 95% da indústria da música já assinaram o acordo, mas a Merlin, que representa mais de 20 mil companhias de 39 países, ainda não havia batido o martelo. Ao longo da transação, o YouTube ameaçou bloquear os vídeos de artistas como Adele e Arctic Monkeys em sua página gratuita se seus acervos não fossem incluídos no acordo para a criação do Music Key.

Com previsão de estreia para dezembro, o Music Key será lançado primeiro nos Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal, Irlanda, Reino Unido e Finlândia.

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm