Plantão do Rock UCSfm | O pai do Woodstock?

Julho é o mês do Rock’n Roll na UCSfm e, durante o período que celebra o estilo musical mais cultuado no mundo, nós vamos te contar histórias, fatos e curiosidades do mundo do Rock:

Entre os dias 16 e 18 de junho de 1967, a ensolarada cidade de Monterey, na Califórnia, recebeu alguns dos maiores nomes do rock da década de 1960. O Monterey Pop Festival foi organizado pelo empresário Lou Adler e por John Phillips, do grupo The Mamas & the Papas, que foi, inclusive, um dos destaques do evento. Foi em Monterey que uma plateia mais numerosa pôde ouvir pela primeira vez a voz rascante de Janis Joplin, novata proveniente da cena de São Francisco que estava à frente da banda Big Brother and the Holding Company.

As cerca de 200 mil pessoas também puderam conferir Jimi Hendrix, genial guitarrista norte- americano expatriado que havia se tornado sensação na Inglaterra, e que finalmente conquistava o público de seu país com talento e pirotecnia – lembrando ele destruiu a guitarra e colocou fogo no instrumento em pleno palco. Os ingleses do grupo The Who também se fizeram notar ao quebrar raivosamente seus equipamentos. Simon and Garfunkel, Jefferson Airplane, Grateful Dead e The Byrds, entre outros, também fizeram parte do line-up, e muitas das apresentações foram registradas em vídeo pelo cineasta D.A. Pennebaker e posteriormente virariam o documentário Monterey Pop.

v

Sem o evento, talvez não houvesse o Woodstock: o Festival Internacional de Música Pop se tornou, portanto, o protótipo para vindouros festivais.

Central de Conteúdo UCSfm