Plantão do Rock UCSfm | Beatles invadem a América

Julho é o mês do Rock’n Roll na UCSfm e, durante o período que celebra o estilo musical mais cultuado no mundo, nós vamos te contar histórias, fatos e curiosidades do mundo do Rock:

Após a morte do presidente John F. Kennedy, em 22 de novembro de 1963, os Estados Unidos passaram por um período melancólico. No entanto, o estado de espírito da nação mudou no dia 7 de janeiro de 1964, quando quatro músicos ingleses com um corte de cabelo considerado engraçado pisaram em solo norte-americano. No dia 9, o grupo tocou no programa de TV The Ed Sullivan Show, com transmissão para 40 milhões de pessoas. Depois dessa apresentação histórica, os norte-americanos se apaixonaram definitivamente por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Quando I Want to Hold Your Hand chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos, em 1º de fevereiro, ninguém mais era capaz de deter o quarteto. Fora da Inglaterra, inicialmente, a história dos Beatles poderia parecer um conto de fadas instantâneo, mas os músicos de Liverpool já vinham batalhando há um bom tempo. Eles só foram estourar em sua terra natal em 1963, depois de um período de aprendizado tocando por toda a Inglaterra e em Hamburgo, na Alemanha. 

Em 1964, a presença dos Beatles foi avassaladora nos Estados Unidos. Eles foram responsáveis por um feito único: no dia 4 de abril, a banda colocou cinco canções simultaneamente no Top 5 da parada norte-americana: Can’t Buy Me Love, Twist and Shout, She Loves You, I Want to Hold Your Hand e Please Please Me. Além da enorme popularidade, os Beatles deram o pontapé em uma revolução que fez da década de 1960 um período inesquecível para a cultura pop.

Central de Conteúdo UCSfm