Plantão do Rock UCSfm | A consagração da soul music

Julho é o mês do Rock’n Roll na UCSfm e, durante o período que celebra o estilo musical mais cultuado no mundo, nós vamos te contar histórias, fatos e curiosidades do mundo do Rock:

 

A Motown Records foi fundada em 1959, em Detroit. Aos poucos, usando compositores de enorme talento e uma produção inovadora, a companhia começou a definir o que seria a soul music moderna. Em 1962, Berry Gordy Jr., fundador da empresa, já tinha juntado uma quantidade de astros e hits suficientes para impressionar o público. Com um tino empresarial apurado, ele teve a ideia de colocar na estrada o espetáculo Motortown Revue, uma turnê em que o público tinha a chance de ver no mesmo palco Marvin Gaye, Martha and the Vandellas, The Contours, The Temptations, Stevie Wonder, Mary Wells, The Supremes e The Marvelettes, nomes que se tornariam gigantes da black music.

A primeira apresentação do Motortown Revue aconteceu em outubro de 1962 no Howard Theater, em Washington, DC. Depois de passar por vários locais do sul dos Estados Unidos (onde a trupe foi alvo de muito preconceito racial), a consagração veio em dezembro, com uma temporada no lendário Apollo Theatre, no Harlem, em Nova York. E assim, o groove da Motown entrava de vez no mapa do pop norte americano.

Central de Conteúdo UCSfm