“Plágio do Plágio”: Radiohead pisou na bola ao processar Lana Del Rey por plágio

O Radiohead  abriu um processo por conta da canção  Get Free da cantora Lana Del Rey dizendo que a música é uma cópia de “Creep”, mega hit da banda de Thom Yorke e companhia.

Não há como negar que as músicas realmente são parecidas, foi feito até um mashup, e elas se encaixam muito bem, mas o que o Radiohead está fazendo é, no mínimo, desagradável.

A banda está processando Lana por conta de uma progressão de acordes que meio mundo já utilizou em suas canções, e a maior prova disso (e também a parte mais chata desse processo todo) é que o próprio Radiohead foi processado por plágio em “Creep”. Sim, a banda está pedindo seus supostos direitos pela composição da cantora a partir de uma música que no passado foi alvo de um processo do The Hollies, grupo que em 1972 lançou uma canção chamada “The Air That I Breathe”.

A música foi escrita por Mike Hazlewood e Albert Hammond, o pai de Albert Hammond Jr., guitarrista do The Strokes, e tem uma progressão de acordes bastante popular que décadas depois seria reciclada pelo próprio Radiohead.

Após a canção se tornar conhecida no mundo todo, os autores de “The Air That I Breathe” resolveram processar a banda e ganharam a causa, tanto que Hammond e Hazlewood se tornaram co-autores da canção ao lado dos integrantes da banda inglesa. Ao falar sobre o processo, Hammond disse que o grupo até mesmo admitiu o “roubo”:

“O Radiohead concordou que eles pegaram da gente… Como eles foram honestos, não foram processados a ponto da gente dizer que queria 100% da canção. Então acabamos com apenas um pequeno pedaço dos direitos.”

Não bastasse a ironia do Radiohead ser processado pela canção que agora usa para processar, ainda correu o risco de perder 100% dos direitos dela, o que está tentando fazer com Lana Del Rey vinte e cinco anos após o lançamento de “Creep”.

Fonte: TMDQA!