Orishas volta ao Brasil e anuncia disco comemorativo

Pouco mais de um ano após sua visita mais recente ao Brasil, o Orishas, famoso por mesclar ritmos cubanos com rap, volta nesta semana ao país para uma turnê, batizada de Origen, que passa pelas cidades de Brasília (11/4), Curitiba (12), São Paulo (13) e Porto Alegre (14). Além de músicas dos quatro últimos discos, apresenta nos palcos temas de Gourmet, novo trabalho, lançado em maio de 2018. Em entrevista recente o líder do Orishas, Yotuel Romero, avisa que o grupo prepara uma celebração aos 20 anos de carreira, tendo como marco o disco de 2000, A Lo Cubano. O lançamento de um álbum especial está prevista para 2020, ainda sem nome.

É algo muito especial, que vai reunir remixes da longa trajetória com o adicional de um recente show realizado em Havana”, detalha Romero.

+ Weezer, Dave Matthews Band e King Crimson farão shows no Brasil

No entanto, as duas décadas de existência também podem ser celebradas nesse ano, uma vez que o grupo foi fundado em 1999, na cidade de Paris. O Orishas foi concebido dentro de um dos contextos sociopolíticos mais icônicos do mundo. Em Cuba, no início da carreira, o grupo chegou a ser muito mal visto por se envolver com hip hop e cantar rap, produtos típicos do Tio Sam. Isso só se acentuou porque o conteúdo crítico das letras questionava as próprias condições da população da ilha em virtude do jugo castrista.

Fonte: Destak | Foto: Divulgação