Oito Mulheres e um Segredo: Fãs criam petição para remover Matt Damon do filme

Mais uma petição online angariou bastante apoio ao redor da internet. Dessa vez, a demanda assinada por 20 mil pessoas nasceu da insatisfação quanto à participação de Matt Damon (Suburbicon) em Oito Mulheres e um Segredo, spin-off de Onze Homens e um Segredo, coestrelado pelo ator. Segundo o texto do abaixo-assinado, Damon deveria ser retirado do longa centrado no empoderamento feminino por ter supostamente acobertado os assédios sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein, epicento do escândalo que abalou Hollywood.

“A inclusão de Damon banalizaria a séria natureza das acusações contra predadores sexuais como Weinstein – e mostraria um desrespeito imenso às corajosas mulheres que estão revelando os crimes. Isso também enviaria uma mensagem sobre a inevitabilidade – e a impunidade – dos abusos sexuais que ocorrem nos locais de trabalho e que quatro entre 10 mulheres estadunidenses sofrem […] Peço aos produtores de Oito Mulheres e um Segredo, George Clooney e Steven Soderbergh, que coloquem a participação de Damon onde ela deve ficar: no chão da sala de montagem”, clama o texto da petição.

O abaixo-assinado se refere à denúncia feita por Sharon Waxman, editora do The Wrap, de que Damon e Russell Crowe teriam impedido a publicação de um artigo escrito pela jornalista em 2004. A matéria – que seria veiculada no The New York Times, mesmo periódico que revelou as décadas de assédios sexuais de Weinstein em outubro deste ano – seria um relatório completo sobre os crimes cometidos pelo produtor. Assim que a acusação foi realizada, Damon negou a natureza das declarações e se defendeu: “Este tipo de abuso acontece por trás de portas fechadas, fora da esfera pública. Se Harvey fez algo assim em um evento no qual eu estava presente, então preciso dizer que sinto muito, porque eu o teria impedido. E manterei meus olhos ainda mais abertos para este tipo de comportamento”.

Por outro lado, o ator de filmes como Gênio Indomável e Perdido em Marte também afirmou recentemente que trabalharia com acusados de assédios “mais brandos”, avaliando o teor das denúncias “caso a caso”; e a petição para removê-lo de Oito Mulheres e um Segredo também utiliza estes polêmicos comentários para justificar o requerimento. Até o momento, nenhum membro da equipe do longa se pronunciou sobre a situação e caso os produtores não acatem os pedidos, Damon deve permanecer no corte final do longa dirigido por Gary Ross (Jogos Vorazes).

A aventura criminal coestrelada por Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway e Sarah Paulson estreia no dia 7 de junho.

Fonte: Adoro Cinema