Livros inéditos de Tolkien serão lançados no Brasil por nova editora

A editora HarperCollins anunciou nesta segunda-feira (12) que a empresa passará a publicar todas as obras de J. R. R. Tolkien no Brasil. Novas cópias de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion serão impressas em uma nova roupagem da editora.

Além dos livros que já eram publicados pela Martins Fontes, a HarperCollins anunciou que vai trazer novos livros do escritor e poeta para o Brasil. Entre os lançamentos já anunciados nesta primeira leva estão Beren e Lúthien — título inédito em língua portuguesa com lançamento previsto para novembro de 2018 — e História da Terra-Média (The History of Middle-Earth), a coleção de 12 extensos volumes que reúne escritos e rascunhos de Tolkien para sua grande obra.

A gigantesca coleção eram os livros não publicados mais pedidos pelos leitores do escritor britânico. Durante anos, os fãs clamaram pela tradução do material para o português e petições com quase 20 mil assinaturas foram criadas para o lançamento do mesmo, mas a obra nunca foi traduzida oficialmente.

A demora da chegada da coleção no Brasil se deve, em parte, pelas exigências feitas pelos herdeiros para novas traduções das obras do pai. Para publicar a História da Terra-Média é necessário comprar os direitos dos 12 livros juntos — o que torna a compra mais cara e impossibilita a realização de um “teste de mercado” para as obras. Além do preço, os herdeiros também exigem que os poemas veiculados na obra apareçam de duas formas: na original, em inglês, e traduzido para a língua local.

O diretor editorial da HarperCollins no Brasil, Omar de Souza diz, em comunicado à imprensa, que convenceu os herdeiros a ceder os direitos das obras do pai ao argumentar que a empresa teria um projeto de reposicionamento de produtos e lançamentos de obras inéditas do autor — algo que garantiria uma constante exposição de Tolkien em terras tupiniquins.

A reedição das obras será feita por Samuel Colto, gerente editorial da companhia que diz que pretende tratar as obras com o esmero que os fãs esperam e merecem.

Com os novos lançamentos, é provável que uma nova tradução também seja encomendada, deixando de lado já tradicional feita por Lenita Maria Rimoli Esteves e Almiro Pisetta para o lançamento da Martins Fontes.

Fonte: Jovem Nerd