Lama de Mariana vira tijolos e gera renda para moradores da região

“A mesma lama que destruiu está ajudando a reconstruir. Tijolo por tijolo.” Este é o slogan da campanha Tijolos de Mariana.
O projeto está acelerando o renascimento da região atingida limpando a área, devolvendo empregos, reconstruindo moradias, centros de saúde e educação, e gerando renda às comunidades locais.

Criada pela Grey Brasil – em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Laboratório de Geomateriais e Geotecnologia da EEUFMG – a iniciativa está transformando a lama da tragédia em matéria-prima limpa e atóxica para a produção de tijolos.  Há três meses os Tijolos de Mariana estão sendo fabricados de forma artesanal, com produção de mil unidades por mês.  Mas uma fábrica, que ampliará a produção para escala industrial, está prestes a sair do papel e para isso busca a participação de todos em uma vaquinha virtual no kickante, para arrecadar fundos.

Ao final de cada ano, mais de 1 bilhão de quilos de lama terão sido retirados do meio ambiente, produzindo uma quantidade de tijolos suficientes para reconstruir mais de 1.200 casas populares, hospitais e escolas da região.

Operada 100% por mão de obra local, a fábrica dos Tijolos de Mariana vai devolver 80 empregos diretos e indiretos à comunidade local.

 

Fonte Só Noticia Boa

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm