Korn, Judas Priest e Linkin Park assinam petição em favor do Led Zeppelin em caso de plágio

Membros do Korn, Tool, Judas Priest, Linkin Park e outros assinaram uma petição em favor ao Led Zeppelin. O caso, que dura anos, de plágio de um riff de “Stairway To Heaven” foi reaberto mês passado.Um tribunal norte-americano reabriu o suposto caso de plágio no início de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin. Segundo a acusação, a música teria sido criada a partir de “Taurus”, canção do guitarrista Randy Wolf, da banda Spirit. Os réus do processo são a própria banda, o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page.

Em 2014, a banda defendeu que o trecho parecido entre as canções se limitava “a uma escala cromática descendente de tons” populares no mundo da música. Essa era, segundo eles, a razão pela qual não se aplicava a proteção de direitos autorais.Uma decisão unânime do júri inocentou a banda à época. Agora, um tribunal de apelações reabriu o caso por causa de “erros cometidos em primeira instância”.Segundo o tribunal, o júri não teve acesso a uma gravação sonora da canção por estar protegida pela Lei de Direitos Autorais.

+ AC/DC revela versão rejeitada da capa de Highway to Hell

Além das bandas já citadas, a lista de escritores, artistas e produtores inclui Nile Rodgers, Sean Lennon, Jason Mraz, Max Martin, The-Dream, assim como Primus, Tears For Fears, Heart, A Perfect Circle, Puscifer e outros. O documento argumenta que se elementos comuns em músicas – como cordas e arpejos usados em “Stairway To Heaven” e “Taurus” – tornaram-se protegidos por leis de direitos autorais, isso “criaria uma confusão significativa” e “risco de sufocar a criatividade e causar litigação excessiva e sem garantias”.

Também discute que a corte reabrir o caso, ouvindo a “Taurus” em vez de ler a partitura, “seria extremamente prejudicial” e “que não daria credibilidade de nenhuma forma realística”.

Fonte: Kiss FM