Janis Joplin | Biografia que inspirou o documentário da Netflix ganha edição especial

Neste mês o mundo lembra e revive o bom e velho rock and roll. E a editora Belas Letras presenteia seus leitores com a tradução “Com amor, Janis”, a biografia que inspirou o aclamado documentário da Netflix sobre a cantora Janis Joplin, escrita pela irmã seis anos mais nova, Laura Joplin, o que faz da obra um retrato íntimo e sem julgamentos sobre a artista.

Janis Joplin brilhou na cena musical dos anos 1960. Com uma voz rouca inconfundível, performances inesquecíveis no palco e sua mensagem nas composições, a rainha do rock teve a vida interrompida tragicamente aos 27 anos, após uma overdose de heroína. Sua curta vida fez com que os fãs a associassem ao Clube dos 27, que reúne os músicos e artistas mortos com a mesma idade, como foi o caso de Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain, Brian Jones e Amy Winehouse.

+ Armandinho se apresenta no Auditório Araújo Vianna em agosto

O livro inclui dezenas de cartas trocadas entre Janis e a família. A assinatura Com amor, Janis no final das cartas motivou o título da obra. Entre as páginas ainda se encontra um acervo fotográfico de sua infância, adolescência e sua breve, mas intensa, carreira artística. A biografia faz com que o leitor conheça a história da menina que, sendo vítima de bullying, cresceu se rebelando contra a injustiça, o racismo e a hipocrisia de uma sociedade.

A história dessa lenda do rock and roll lembra os 50 anos de Woodstock completados em agosto de 2019, festival no qual Janis se apresentou em 1969, no Estado de Nova York. Janis ainda viveu a conhecida Geração Beat, uma das principais vertentes que, mais tarde, deram origem ao Movimento Hippie. O cinema, a moda e a música, sobretudo, absorveram esse legado vorazmente, como é possível observar no visual da cantora. Para as mulheres Janis representa o empoderamento feminino até hoje.

Os fãs que comprarem a biografia durante o mês de julho de 2019, pelo www.belasletras.com.br, receberão um kit que inclui um pôster, um marcador de página e um varal de fotos polaroide da Janis.

 

Fonte: Editora Belas Letras
Foto: Divulgação