Festival de Cinema de Gramado | ‘Legalidade’ tem sessão especial

Em homenagem ao ator Leo Machado, o Festival de Cinema de Gramado fará uma sessão especial este ano com o longa “Legalidade”, de Zeca Brito. Este foi o último filme do ator que faleceu em setembro de 2018. A exibição ocorre fora de competição, no Palácio dos Festivais, na noite do dia 18 de agosto. Leo Machado foi o apresentador oficial do Festival por oito edições, desde 2010. Ele também recebeu o Kikito de Melhor Ator pela interpretação do personagem Boni no filme “Em teu nome”, de Paulo Nascimento, em 2009. O 47º Festival de Cinema de Gramado ocorre de 16 a 24 de agosto.

+ Documentário sobre Gilberto Gil está em produção

Filme histórico
Na trama de “Legalidade”, Leo Machado interpreta uma das mais emblemáticas figuras políticas do Brasil, Leonel Brizola, o líder da Campanha da Legalidade, em 1961. O movimento foi uma mobilização civil e de alguns setores militares para garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do presidente Jânio Quadros, a fim de impedir o golpe militar.

O Palácio Piratini e a Praça da Matriz em Porto Alegre são algumas das locações do filme que, também, são os cenários da história real. Nos porões do Palácio do Governo gaúcho foi montada por Brizola a Rede da Legalidade, que transmitia em ondas curtas, usando os equipamentos da Rádio Guaíba, as informações da resistência para as cidades do interior do Rio Grande do Sul e para outros Estados, ação que articulou as mobilizações.

No filme, em meio ao golpe iminente, uma misteriosa jornalista vivida por Cléo Pires pode mudar os rumos do País. O elenco ainda conta com as presenças de Letícia Sabatella, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue, Fábio Rangel e Sapiran Brito. “Legalidade” estreia em circuito comercial em 12 de setembro.

Confira o trailer:

 

Fonte: Correio do Povo