Documentário brasileiro “Menino 23” está inscrito na disputa pelo Oscar

O documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”, de Belisário Franca, está na corrida para uma vaga no Oscar de 2017. A Academia divulgou a lista dos 145 longas inscritos para a categoria Melhor Documentário e, entre eles, está o filme nacional.

Dessa lista de 145 filmes, restarão apenas 15 filmes em dezembro. Em 24 de janeiro, serão conhecidos os cinco finalistas que irão para a disputa do Oscar na cerimônia de 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles.

“‘Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil’ tem um título que diz quase tudo. Mas o longa de Belisário Franca mostra mais que promete e, além da denúncia de trabalho infantil na era Vargas, passa em revista a mentalidade brasileira que permitia esse tipo de exploração. É um filme histórico e, não por acaso, baseado em pesquisa de um historiador, Sidney Aguilar Filho, que defendeu na Unicamp a tese Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do Trabalho e Violência à Infância Desamparada no Brasil (1930-1945). O texto acadêmico será lançado em livro ainda este ano”, escreveu o crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio.

O filme brasileiro está inscrito com seu título em inglês, “Boy 23: The Forgotten Boys of Brazil”.

Assista ao trailer:

Fonte: Correio do Povo