Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado com atividades no Campus da UCS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado nessa quinta-feira (1º), mas as atividades começam na tarde dessa quarta-feira (30), em Caxias do Sul.  O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA/UCS) realiza, das 14h às 20h, ações de orientação, prevenção e testagem rápida para HIV e Sífilis. A atividade ocorre na Galeria Universitária da UCS. Os interessados em realizar os exames deverão comparecer com um documento de identificação com foto. A coordenadora do Laboratório, professora Rosa Dea Sperhacke participou do programa Café com notícias dessa quarta.

Ouça a entrevista na íntegra:

A professora afirma que a iniciativa propõe a aproximar a comunidade acadêmica da comunidade. “É a oportunidade de tirar as dúvidas de forma descontraída. O teste da AIDS é muito simples e rápido, semelhante ao teste de glicose”, explica. De acordo com prof. Rosa, as estatísticas apontam que homens de 20 a 24 anos são responsáveis por 20% dos diagnósticos realizados em Caxias do Sul. “Embora 97% saiba a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais, apenas 60% usa camisinha no primeiro ato com uma pessoa desconhecida e só 30% utiliza proteção no sexo em um relacionamento estável”, revela.

#FicaDica: nesta quinta, o curso de Enfermagem e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UCS promove atividades no Ambulatório Central da UCS. As ações integram a programação da prefeitura de Caxias do Sul, promovida pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Infectologia.

Foto: Cláudia Velho | UCS Divulgação

Central de Conteúdo UCS FM