Curso de Farmácia da UCS promove Semana do Uso Racional de Medicamentos

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e o curso de Farmácia da UCS prepara uma série de atividades alusivas à Semana do Uso Racional de Medicamentos que ocorre, no Rio Grande do Sul, entre os dias 5 e 11 de maio. A primeira ação promovida pelos alunos e professores ocorre neste sábado (6), das 14h às 17h, no Parque dos Macaquinhos. Nesse período, a Blitz do Uso Racional de Medicamentos vai abordar temas como automedicação, descarte de medicamentos e adesão ao tratamento. Na oportunidade serão distribuídos materiais informativos à população.

Em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) da UCS, o curso de Farmácia promove, na próxima terça-feira (9), o CINE-PET. Trata-se de um momento lúdico para debater temas como uso de medicamentos, HIV e cuidados em saúde. O filme exibido será Clube de Compras Dallas (trailer abaixo). O evento é gratuito, aberto à comunidade acadêmica e ocorre no UCS Cinema, na Galeria Central, às 18h.

Já na próxima quinta-feira (11), a UCS Farmácia Escola conta com a presença de professores e estudantes que vão repassar informações a clientes e à comunidade sobre o uso de medicamentos. A atividade ocorre das 14h às 21h e terá ainda aferição de pressão arterial, de glicose capilar e recolhimento de medicamentos vencidos e em desuso. O coordenador do curso de Farmácia da UCS, prof. Diego Gnatta e a prof. Valeria Weiss participaram do programa Café com notícias dessa sexta-feira (5) apresentado por Eduardo Borile Junior.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos: a data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Foto: Cláudia Velho

Central de Conteúdo UCSfm