Como reduzir a ansiedade antes do Vestibular?

O Vestibular de Verão UCS 2017 ocorre nesse domingo (27) e, com a proximidade da prova, o excesso de estudo pode ser substituído pela ansiedade e insegurança. Quais são as dicas de o que fazer (ou não) nesse período pré Vestibular para evitar o nervosismo na hora decisiva?

Acesse o Manual do Candidato e tire as últimas dúvidas

A psicóloga e prof. do curso de Psicologia da UCS Maria Elisa Carpena afirma que é natural sentir ansiedade antes da prova, pois o candidato está com a expectativa da aprovação. No entanto, é necessário ficar atento quando ela causa pânico. Conforme a professora, o vestibulando tem que se dar conta de que o resultado (aprovação ou reprovação), está diretamente relacionado ao preparo antes da prova. “A reprovação não é o fracasso, pois a experiência negativa pode ajudar para que haja a maturidade necessária no próximo semestre”, opina a psicóloga.

De acordo com Maria Elisa Carpena, a dica para os mais nervosos é começar a prova pelas questões mais “fáceis” (aqueles que ele sabe resolver). Ela orienta para que os candidatos fiquem mais tranquilos nos dias que antecedem o concurso. “O que era para estudar já foi estudado. É hora de estar com os amigos, praticar esporte e relaxar. Não significa ir para festas ou ingerir bebidas alcoólicas, mas sim, relaxar”, sugere a professora universitária.

Ouça a entrevista na íntegra:

#FicaDica: uma boa opção para você que vai fazer o Vestibular nesse domingo é utilizar o sábado (26) para conhecer o campus onde vai prestar o concurso e assim evitar problemas.

Central de Conteúdo UCS FM