Chico Buarque ganha o Prêmio Camões 2019

O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019, um dos maiores reconhecimentos da literatura em língua portuguesa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela presidente da instituição, Helena Severo. A 31ª edição do prêmio, organizado pelos governos de Portugal e do Brasil, dá ao vencedor 100 mil euros. O júri responsável pela escolha, formado por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, anunciou o ganhador após reunião de quase duas horas. Ainda não há previsão para data da cerimônia de entrega do prêmio.

+ Beto Bruno lança duas músicas solo

Fiquei muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar”, afirmou Chico Buarque em nota, em referência ao último vencedor brasileiro.

O autor de Lavoura arcaica e de Um copo de cólera foi reconhecido em 2016. Instituído em 1988, o Prêmio Camões de Literatura tem o objetivo de reconhecer um autor de língua portuguesa que tenha “contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma através de seu conjunto da obra. Conhecido principalmente como um dos maiores nomes da MPB, Chico Buarque conseguiu sucesso também como dramaturgo e como escritor. Além de ganhar os prêmios Jabuti de melhor livro do ano por Leite Derramado e por Budapeste, também foi ganhador como melhor romance com Estorvo.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação