Autor de ‘De Volta Para o Futuro’ responde à piada de ‘Vingadores: Ultimato’

TEXTO COM SPOILER DE VINGADORES: ULTIMATO

Quando falamos de cultura pop e viagem no tempo, algumas sagas bem clássicas vêm à mente: Doctor Who, Exterminador do Futuro e, claro, De Volta Para o Futuro. Outro filme a explorar a volta no tempo é Vingadores: Ultimato. A história do longa começa logo após o estalo de dedos mortal de Thanos em Guerra Infinita. Os heróis precisam reverter o genocídio do vilão, e apelam pela volta no tempo.

Com diversas regras complexas de linha temporal, universos paralelos e efeito de causa e consequência, o filme dos heróis tenta facilitar um pouco citando exemplos já conhecidos do público. Enquanto o Homem-Formiga e James Rhodes desenvolvem um plano para reaver as Joias do Infinito, citam Timecop, Um Século em 43 Minutos, Star Trek, Em Algum Lugar do Passado, entre outros.

Mas a alusão mais notável é à aventura vivida por Marty McFly e Doc Brown. E vem em forma de descrença de Tony Stark ao ouvir o plano do Homem-Formiga. “Você realmente está me dizendo que seu plano é baseado em De Volta Para o Futuro?”, questiona. Bob Gale, o escritor da trilogia dos anos 1980, adorou ouvir a frase. “Eu fiquei encantado em saber a partir de Ultimato que todos os super-heróis da Marvel são fãs de De Volta Para o Futuro! Eu sabia que nosso filme foi visto em quase todos os lugares do mundo, mas não sabia que também passava em outras partes do multiverso, também”, brincou em entrevista ao The Hollywood Reporter.

“Agora eu só preciso saber se a gente ganhou um pouco de dinheiro dessas exibições em cinemas de outros universos. E se não, porque meu contrato não cobria esses territórios”, completou.

Fonte: Rolling Stone