Assista ao trailer do novo documentário sobre o Buena Vista Social Club

Já se passaram 20 anos desde que o guitarrista norte-americano Ry Cooder reuniu músicos cubanos para lançar o projeto Buena Vista Social Club. Em 1997, saiu um disco do grupo e, dois anos depois, um documentário dirigido por Win Wenders que conta a história pessoal de cada artista e mostra como eles se reuniram.

Agora, está sendo lançado um novo filme que encerra o ciclo desse projeto. Dirigido por Lucy Walker, o longa Buena Vista Social Club: Adiós estreia mundialmente no dia 26 de maio e ainda não tem data de lançamento prevista para os cinemas brasileiros.

Quem viu o filme de 1999 lembra que Buena Vista Social Club era o nome de uma casas noturna em Havana que concentrava uma grande cena de artistas por volta dos anos 1940. Os músicos que fizeram parte do projeto nos anos 90, como Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Rubén González e Omara Portuondo, se apresentavam originalmente nesse local e, em Buena Vista Social Club: Adiós, a propriedade original onde funcionava essa casa de shows é finalmente mostrada ao mundo (no filme de Wenders, Ibrahim Ferrer aparece procurando esse local, mas não o encontra).

O novo filme mostra também como foi a turnê de despedida do projeto, a Adiós Tour, que inclusive passou pelo Brasil há poucos anos. No caso, quem estava à frente da banda era a cantora Omara Portuondo, hoje com 86 anos – os cantores Ibrahim Ferrer e Compay Segundo e o pianista Rubén González, por exemplo, morreram no início dos anos 2000.

Assista ao trailer:

Fonte: Noize