1º Encontro da Agroecologia da Serra Gaúcha ocorre neste domingo, em Caxias do Sul

Os estudos sobre tecnologias para sistemas orgânicos de produção possibilitam benefícios ambientais, sociais e econômicos. No próximo domingo (4), ocorre a partir das 9h no Salão da Paróquia Santa Catarina, o 1º Encontro Agroecológico da Serra Gaúcha. Oficinas gratuitas sobre compostagem doméstica, produtos naturais de higiene e de limpeza, manejo saudável da horta, aproveitamento de frutas nativas, entre outras atividades, estão programadas para ocorrer até às 16h. Recebemos no programa Café com Notícias dessa terça-feira (29), a professora dos cursos de Agronomia e Biologia da UCS, Valdirene Sartori.

Ouça a entrevista na íntegra:

Conforme prof. Valdirene, o objetivo do evento é promover a ampliação da saúde alimentar e nutricional na região. “A agricultura orgânica vem sendo trabalhada na Serra Gaúcha há cerca de 20 anos. As pessoas têm buscado, cada vez mais, alimentos saudáveis e o evento vem ao encontro dessa proposta”, conta. A professora universitária afirma que nem sempre os alimentos orgânicos são mais caros que os tradicionais. “Os preços variam de acordo com a época do ano. Em alguns casos, o que impacta no preço é a mão de obra de produção, que é maior”, explica prof. Valdirene.

#FicaDica: um almoço agroecológico é promovido às 12h no Salão Paroquial da igreja Santa Catarina. Os ingressos, ao custo de R$ 45 podem ser adquiridos pelos fones (54) 3218-2663 ou (54) 9 9993-6996 com Valdirene Sartori.

Central de Conteúdo UCS FM